sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Construção de glossário


A segunda tarefa proposta foi a de construção de um glossário da cultura digital. Esta actividade constituiu um verdadeiro desafio. Em primeiro lugar, um desafio de organização, uma vez que a elaboração do glossário deveria ser feita pelo conjunto da turma, sendo necessário distribuir, o mais equitativamente possível, os diferentes termos a definir e uniformizar critérios. Em segundo lugar, um desafio pessoal, porque sendo a quase totalidade dos termos completamente estranhos para mim, tive receio de não ser capaz de cumprir plenamente a tarefa, pondo em causa o trabalho de todos.
Após a selecção dos termos a definir, procurei à minha volta quem me pudesse ajudar. Comecei pelos meus alunos: são jovens (17-18 anos) e lidam bem com as novas tecnologias. Estranhamente para mim, não conheciam os termos. Dirigi-me, então, aos meus colegas de informática: não obtive ajuda. Procurei outros jovens entendidos em informática, mas também estes não me conseguiram ajudar. Consultei um dicionário de termos informáticos da BE da minha escola, mas nenhum dos termos estava aí definido. Restava-me a Internet como recurso!
Depois de muitas pesquisas e de inferências, uma vez que, muitas vezes, foi necessário descodificar a própria definição, consegui finalmente concluir o trabalho a que me tinha proposto.
Considero que esta actividade, cujo resultado poderá constituir um recurso bastante útil para o futuro, mostrou o quanto esta realidade está próxima ou distante de cada um de nós e permitiu-me o primeiro contacto com variadíssimos termos relacionados com as novas tecnologias, para além de me ter dado a oportunidade de consultar sites muito diversificados.
Quero salientar a vertente colaborativa desta actividade. Estou certa de que tão importante como o produto, foi o processo que levou a ele. As dificuldades em trabalhar em equipa de forma assíncrona, que julgava inultrapassáveis, foram afinal ultrapassadas com a colaboração e o empenho de todos. Criou-se uma dinâmica de grupo interessante.
*****************************************
- Glossary Digital Natives: http://www.digitalnative.org/wiki/Glossary

1 comentário:

Carla Ferreira disse...

Olá Zélia,
Esta segunda actividade constituiu um enorme desafio para todos, além da aprendizagem de novos termos, o trabalho em grande grupo constituía uma enorme responsbilidade. Acho que correu muito bem, apesar de alguns de nós estarmos adoentados, pois houve espírito de equipa e cooperação. Até hoje ainda não consegui enriquecer esse glossário, mas parece-me que já existem novos termos que ainda não tive tempo de explorar...o tempo nunca foi tão escasso como durante estes meses.
um abraço